27/06/20

Xexuão, Marrocos, 1981

Xexuão é o nome histórico da pequena e acolhedora cidade do norte de Marrocos, alcandorada nos contrafortes das montanhas do Rife. Consta que o seu nome berbere, Axauen, significa "os chifres", uma referência a dois picos montanhosos que a ladeiam. Na origem de Xexuão está um forte construído para deter a progressão dos invasores portugueses, nossos antepassados do século XV. Estranho é que, na linguagem corrente contemporânea, tenhamos trocado o nome português da cidade pelo seu equivalente castelhano, Xauen, e até pelo francês, Chefchauen.

A Xexuão de hoje, que é diferente daquela que as imagens retratam, perdeu bastante do carácter genuíno de outrora, devido à massificação provocada pelo turismo que está a mudar a face do planeta um pouco por todo lado.

2 comentários:

  1. Visitei esta fascinante cidade berbere cinco ou seis anos depois de si. Fiquei maravilhado. De resto, Marrocos é mais berbere do que árabe, o que lhe dá um caráter muito próprio, único no mundo.

    Acho muito estranha a sua referência a "El Aiún" como local. O local é Xexuão mesmo. El Aiune é a capital do Sara Ocidental, que continua ocupado por Marrocos. O Google Maps chama-lhe El Aaiún.

    ResponderEliminar
  2. A cidadezinha também me encantou, tanto que ia de passagem para Fez e, em vez de um dia, fiquei por lá durante uma semana. Ajudou muito ter feito conhecimento, e travado amizade, com residentes. A designação de El Aiún surpreendeu-me, mas dei-a como certa por ter surgido no localizador do Blogger. De qualquer modo, após a sua observação, que agradeço, decidi alterar o topónimo para o portuguesíssimo Xexuão.

    ResponderEliminar